NUTRIÇÃO

Flacidez
Para prevenir e tratar a flacidez da pele é importante fornecer a energia necessária para a preservação da massa magra e ter um consumo adequado de proteínas e vitamina C. Este nutriente é encontrado em todas as frutas e verduras cruas, salientando como ótimas fontes a goiaba e a acerola. Outra dica é adicionar na alimentação a gelatina sem sabor preparada com sucos naturais, que irá fornecer parte dos nutrientes necessários à síntese de colágeno sem a presença de corantes e edulcorantes artificiais que desgastam nutrientes do organismo.

Celulite
Os alimentos que ajudam no tratamento e prevenção da celulite são aqueles que fornecem nutrientes e fitoquímicos (possuem propriedades funcionais – oferecem benefícios à saúde e, além de fornecer nutrientes, podem prevenir ou tratar algumas doenças). Os nutrientes ajudam também na eliminação de toxinas, que congestionam o tecido e dificultam a saúde. A ingestão de mais frutas, grãos, cereais integrais e verduras é muito importante. Os alimentos ricos em silício, como a aveia, salsa, grãos integrais e cevada, e uma grande ingestão de água é de grande importância.

Envelhecimento
O envelhecimento é um processo biológico associado com a degeneração das funções biológicas e um provável aumento do aparecimento de doenças. Para prevenir ou retardar o envelhecimento, é importante ingerir fontes de alimentos antioxidantes, dentre eles frutas e verduras variadas. A ingestão de vitamina C foi associada com baixa prevalência de rugas, ressecamento associado ao envelhecimento, enquanto a alta ingestão de gorduras e carboidratos parece colaborar com o aumento do envelhecimento da pele.

Fotoproteção
A radiação ultravioleta (UV) altera a produção de colágeno, resultando em rugas, flacidez e manchas na pele. Alimentos antioxidantes contribuem para uma fotoproteção e são importantes para a manutenção da saúde da pele.

Barriga
Alimentos que aumentam a barriga: 

  • Alimentos causadores de gases, como: refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo, enlatado, carne vermelha, embutidos, como linguiça, presunto, salame e salsicha;
  • Alimentos que retém líquidos, como: embutidos, sal em excesso e alimentos processados.

Alimentos que favorecem uma barriga retinha:

  • Fibras insolúveis e líquidos: farelo de trigo não processado ou farelo de arroz, cereais integrais, pão integral; raízes, incluindo batata e cenoura; verduras, como o espinafre; maçã, laranja e outras frutas;
  • Alimentos diuréticos: chás, suco de limão, melancia, morango, abóbora, agrião, beterraba, cenoura, escarola, folhas de beterraba, repolho, salsinha, tomate, broto de feijão, pepino.

Para diminuir o volume da barriga

  • Evitar gorduras, frituras, doces e refrigerantes. Dar preferência às carnes magras, legumes, verduras e frutas;
  • Frutas secas como uva passa, damasco, banana e principalmente ameixa seca.

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