DERMATOLOGIA

É um medicamento usado no tratamento de vários distúrbios médicos.

Na dermatologia e na Cirurgia dermatológica é usada para corrigir rugas de expressão, assimetrias faciais e casos de sudorese excessiva (hiperidrose) nas mãos, pés, axilas, face e região inguinal. Muitas vezes é aplicada também para melhorar o resultado estético de uma cirurgia , mantendo a área operada em repouso enquanto ocorre a recuperação completa.

Quando aplicada nas axilas ou nas palmas, permite que pacientes portadores de hiperidrose levem uma vida normal sem os inconvenientes e constrangimentos causados

A aplicação é realizada em consultório ou ambulatório médico. Na maioria dos casos não é necessária anestesia, apenas o uso prévio de cremes anestésicos para tornar mais confortável o procedimento.

O tratamento envolve injeções de pequenas quantidades de toxina botulínica nas áreas afetadas, é bem tolerado e demora poucos minutos, sem necessidade de afastamento ou período de recuperação prolongado.

A toxina botulínica inicia o efeito em 3 a 7 dias após o tratamento. A melhora geralmente dura de 3 a 6 meses, antes do término gradual do efeito e da volta da ação muscular ou da sudorese. Antecipa-se que o paciente médio necessitará de reaplicações em intervalos variados.

Após a aplicação o paciente deve permanecer, no mínimo quatro horas, sem manipular os locais das aplicações. Deve evitar massagens e, principalmente, não deitar durante as quatro primeiras horas. Os efeitos são melhores se o paciente movimentar insistentemente os músculos trabalhados, franzindo ou enrugando a testa, as sobrancelhas ou os olhos, também por um período de 4 horas.


VEJA TAMBÉM