DERMATOLOGIA

Microagulhamento Médico ou IPCA: Indução Percutânea de Colágeno com  Multiagulhas

 

Consiste na aplicação de um aparelho que nada mais é do que um cilindro acoplado a inúmeras microagulhas. bem finas, medindo 0,5mm; 1,0mm; 1,5mm ou 2,00 mm, e aplicadas sobre a pele por rolamento.

 

Esse movimento das microagulhas leva a uma microperfuração da pele, que leva a um pequeno sangramento e gera um estímulo mecânico à produção de colágeno. As microperfurações são responsáveis pela indução de um processo inflamatório no local, capaz de estimular os fibroblastos, que são células responsáveis pela produção de colágeno local e além disso, através das pequenas perfurações causadas, é possível a redução da pigmentação de manchas, especialmente do melasma. As indicações:

  • Redução do melasma;
  • Redução de cicatrizes de acne;
  • Redução de rugas;
  • Redução/melhora de estrias;
  • Melhora de poros e textura da pele;
  • Redução de cicatrizes traumáticas e/ou cirúrgico.

Inicialmente é feita assepsia da pele e depois aplicado o roller em várias direções , várias vezes cada.De acordo com a necessidade, são utilizadas agulhas de diferentes tamanhos: para lesões superficiais, agulhas menores; para lesões profundas como cicatrizes, agulhas mais longas. Após o procedimento, há inchaço de leve a moderado, e vermelhidão na pele que varia de acordo com a intensidade da aplicação. A recuperação costuma ser mais rápida em comparação ao laser.

A dor é sempre relativa. Mas há necessidade de  aplicação de pomada anestésica de alta potência ou anestesia local injetável

Geralmente são indicadas de uma a três sessões, a depender da severidade do quadro e da indicação. E o tempo de intervalo entre uma sessão e outra é de um mês. Cada sessão pode levar de 30 minutos a 1 hora.


VEJA TAMBÉM