DERMATOLOGIA

 

As  estrias são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causada por um estiramento da pele. As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme Podem coçar e arder, mas em geral não apresentam sintomas com seu aparecimento.

 

Ocorrem  devido a alterações hormonais, gravidez, predisposição genética, aumento de peso, uso prolongado de corticoides, por excesso ou falta de atividade física. Acomete homens e mulheres, sendo mais comum nas coxas, nádegas e abdome.

As estrias recentes  são avermelhadas,devido ao rompimento dos vasos sanguíneos. Os tratamentos iniciados nessa fase têm melhores resultado, pois há maior capacidade regenerativa.

Já as estrias brancas são consideradas as mais antigas. Ficam com esta cor, pois a melanina, substância que dá coloração à pele, não é mais produzida onde as fibras se rompem. Também apresentam uma diminuição acentuada da espessura da pele. Os tratamentos iniciados nessa fase conseguem apenas minimizá-las.

 

Existem vários tratamentos dependendo de cada caso:

 

 


VEJA TAMBÉM